domingo, 27 de outubro de 2013

Guerra de gigantes

Diz "O Globo" que após descobrir que os Estados Unidos tinham vigiado nada menos do que o telefone celular pessoal de sua chefe de governo, a Alemanha decidiu unir suas forças ao Brasil na apresentação de uma resolução na ONU condenando a espionagem. Esta é uma parceria que pode dar resultados contra a bisbilhotice e a sistemática violação de informações pelo Tio Sam. Vai ser um confronto interessante: o homem mais poderoso do mundo contra as duas mulheres mais poderosas do planeta (Angela Merkel e Dilma). Será que o Obama aguenta o tranco? RJ

ENEM: APENAS 15% DOS INSCRITOS CONSEGUIRÃO VAGA NO ENSINO SUPERIOR

Neste fim de semana, 7,1 milhões de estudantes inscritos devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um recorde de candidatos desde a criação da avaliação, há 15 anos. No entanto, a maioria dessas pessoas vai ficar bem longe de conseguir uma oportunidade no ensino superior, já que a oferta de vagas não cresce na mesma proporção do interesse dos brasileiros pelo exame nacional.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas atualmente em instituições de ensino superior é de 1,1 milhão por ano - 500 mil pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), 300 mil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e 300 mil nas universidades federais. Isso representa que pouco mais de 15% dos inscritos no Enem terão acesso aos cursos superiores.
Durante visita ao Rio Grande do Sul em agosto deste ano, para acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inauguração de um instituto federal, o ministro Aloizio Mercadante reconheceu a carência de vagas e disse que o ensino técnico pode ser a solução para garantir a formação profissional dos brasileiros. "Aumentamos em 150% as matrículas nos últimos anos, mas só temos vaga para 1,1 milhão desses estudantes. Por isso que digo que a opção hoje é curso técnico”, afirmou na ocasião.
Para atender a demanda dos estudantes, o Ministério da Educação também tem apostado nas parcerias com o ensino privado e na educação a distância, com a ampliação das bolsas do Prouni e do finaciamento pelo Fies. Segundo o Censo da Educação Superior de 2011, as instituições privadas atendem a 88% do ensino superior no Brasil.
Para que serve o Enem
Além de ser utilizado para conseguir os benefícios do Prouni e do Fies, o Enem serve para preencher vagas em universidades federais e estaduais por meio do Sistema de Seleção Unificada. Mais de 100 instituições públicas já aderiram ao sitema que usa a nota do exame nacional para selecionar os alunos.
Além disso, o Enem também é requisito no Programa Ciência sem Fronteiras, que leva alunos brasileiros para fazer intercãmbio em universidades do exterior. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de alunos maiores de 18 anos que não têm o documento

Questão de química do Enem vira meme na internet

Trata-se de uma molécula orgânica que tem "forma humana". Lembra um boneco com olhos acenando tchau.


Por FP
Uma questão de química do Enem deste ano virou meme na internet e febre no Facebook. Trata-se de uma molécula orgânica que tem “forma humana”. Lembra um boneco com olhos acenando tchau.
Fórmula química vira piada na rede social e dança até com Miley Cyrus
Fórmula química vira piada na rede social e dança até com Miley Cyrus
Segundo o Enem, essa molécula chama-se Nanokid e foi criada para estimular o interesse de jovens por química. Para muitos alunos que fizeram a prova, a figura virou mesmo motivo de piada.
Após a aplicação do exame, alguns estudantes publicaram na internet suas “versões artísticas” de tal molécula desenhadas na própria prova do Enem. No meio da tarde de hoje, um perfil do Nanokid já havia sido criado na rede social Facebook -e havia sido curtido por 22 mil pessoas.
A página, cuja descrição é “se tá difícil para mim, imagina para quem se atrasou e postou foto no Enem?”[sic], compilou versões do “NanoKid Darth Vader”, “NanoKid dançando na chuva” e “NanoKid Lady Gaga”.
O Nanokid também apareceu em mensagens de celular. Um sms com o desenho do personagem foi transmitido hoje, antes da prova, entre alguns dos participantes do Enem. O texto informava: “Você recebeu o NanoKid da sorte mande para cinco amigos, se quiser gabaritar matemática hoje”.
Na dúvida, Luccas Zambon e Larissa Galha, de 17 e 16 anos, que fizeram o Enem em São Paulo, acharam melhor encaminhar a mensagem adiante.
Atrasos
Além das brincadeiras com a molécula orgânica, outra tradição do Enem são os candidatos atrasados. Eles também estão na internet. O tumblr Atraseienem (http://atraseienem.tumblr.com), criado um dia antes do exame publicou a fotos e vídeos de quem chora, se desespera, reclama ou até tenta pular o portão depois de ter perdido a prova.
Em uma das imagens -um vídeo- um candidato cai enquanto corria em direção ao portão do local do exame, desmaia e é carregado por um segurança ainda inconsciente para não perder a prova.

A cadeia produtiva do calcário na Chapada do Apodi

Por Josivan Barbosa
A Chapada do Apodi pelo lado cearense localiza-se na porção leste do Estado do Ceará, na fronteira com o Rio Grande do Norte. Os municípios cearenses que possuem áreas de destaque na Chapada do Apodi são: Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas e Jaguaruana.
A Chapada do Apodi pelo lado do Rio Grande do Norte apresenta muitos municípios com áreas de destaque, dentre eles: Assu, Mossoró, Upanema, Caraúbas, Felipe Guerra, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado e Baraúna. Estes municípios estão situados entre dois grandes vales: o Vale do Rio Açu no Rio Grande do Norte e o Vale do Rio Jaguaribe no Ceará.
Entre estes dois grandes vales situa-se o Vale do Rio Apodi-Mossoró. Estas duas porções de municípios, apesar de, geograficamente, pertencerem a duas unidades da Federação, do ponto de vista econômico apresentam muitas similaridades.
Uma das riquezas econômicas da Chapada do Apodi é a presença do calcário. A indústria do calcário na Chapada do Apodi é um grande consumidor de matérias-primas minerais. Seus diferentes segmentos consomem uma diversidade de substâncias minerais in natura ou beneficiadas, cuja variedade empregada depende dos tipos de produtos e da localização da unidade fabril.
Neste setor verifica-se a convivência de diferentes tipos de estabelecimentos, com características distintas quanto aos níveis de produção, consumo de energia, qualidade dos produtos, índices de produtividade e grau de mecanização.
Dentre os municípios da Chapada do Apodi, Baraúna apresenta hoje a localização mais privilegiada em relação à geração de emprego e renda na indústria do calcário. Além de possuir a mina de calcário da Fábrica de Cimento Mizu (Cimento Mizu), o município de Baraúna encontra-se muito próximo (cerca de 20 km) da Fábrica de Cimento Itapetinga (Cimento Nassau) instalada há quase 40 anos em Mossoró e vizinho à fábrica de Cimento Apodi em processo de instalação no município de Quixeré.
Há, também, previsão de que a Fábrica de Cimento Mizu instale no município de Baraúna uma grande fábrica de argamassa com capacidade para atender à região. A indústria de cal ICAL é outra grande empresa que encontra-se em processo de instalação no município de Baraúna, cujos equipamentos foram importados da China.
A meta é produzir 1200 toneladas de cal diária, utilizando dois fornos com capacidade de estocagem de 5600 toneladas em 14 silos.
A previsão é que a indústria de cal ICAL gere 180 postos de trabalho direto e 800 indiretos.
Outra grande empresa da indústria do calcário que está sendo instalada no município de Baraúna é a Cal Norte e Nordeste (CNN).
Outro fator importante que justifica a situação favorável do município de Baraúna em relação aos postos de trabalho na indústria do calcário é a sua proximidade com várias outras empresas de porte médio já instaladas na Chapada do Apodi ou em processo de instalação, tais como a Okyta Mineração e a Mineração Santa Maria (Quixeré), Calcário do Brasil e Carbomil (Limoeiro do Norte) e Mineração Miliane (Jaguaruana).
Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)

Lula, que neste domingo completa 68 anos

frases lula

Enem: Lei Seca é tema da redação deste ano

Enem: Lei Seca é tema da redação deste ano
Foto: Reprodução
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (27), com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os portões foram abertos ás 13h, no horário de Brasília, 12h em Salvador. Segundo informações da Veja, o tema da redação deste é ano é "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". As redes sociais foram responsáveis, pelo segundo ano consecutivo, pelos maiores transtornos no Enem. Nesse sábado (26), no primeiro dia do exame, 24 pessoas tiveram a participação anulada por postar fotos no local de prova. Com 7,1 milhões de inscritos, não houve incidentes graves relacionados à logística.

Steve Jobs e músico brasileiro são tema de questões do Enem

Steve Jobs e músico brasileiro são tema de questões do Enem
Fundador da Apple foi tema de questão
O segundo dia de Enem, que aconteceu neste domingo (27), trouxe questões sobre Steve Jobs, na prova de Inglês, e a música "Até Quando", de Gabriel o Pensador na prova de Linguagens. Segundo candidatos que prestaram o exame a pergunta sobre o fundador da Apple versava sobre sua contribuição para a tecnologia. Já sobre o trecho da canção do rapper brasileiro, o candidato deveria responder sobre a linguagem adotada pelo músico na composição. Com informações do Estadão.

Capacidade do cérebro pode ser maior do que se imagina

Capacidade do cérebro pode ser maior do que se imagina
Um estudo divulgado neste domingo (27) na revista especializada Nature indica que os dendritos, um dos "braços" dos, estruturas que os cientistas imaginam funcionarem apenas como "cabos" para transporte de sinais do sistema neurológico, são capazes de processar informação. Segundo a pesquisa, a descoberta indica que o poder computacional do cérebro é muito maior do que imaginávamos. "Repentinamente, é como se o poder de processamento do cérebro ficasse muitas vezes maior do que pensávamos originalmente", diz Spencer Smith, professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA), um dos autores do estudo.  Segundo o Portal Terra, os pesquisadores afirmam que a descoberta pode mudar modelos estabelecidos de como os circuitos neurais funcionam, o que pode ajudar a entendermos melhor as desordens neurológicas. "Imagine que você está fazendo engenharia reversa em uma peça de tecnologia alienígena e o que você pensava serem simples fios mostram ser transístores que computam informação", diz Smith. "É parecido com esta descoberta. As implicações são emocionantes se pensar sobre isso." Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram os sinais elétricos dos dendritos.

sábado, 26 de outubro de 2013

Banco vai oferecer microcrédito para as classes D e E

Um novo banco de varejo, com foco no microcrédito para pessoas físicas e atendimento às classes D e E, faz planos para se instalar no Rio Grande do Norte e abrir até 50 lojas franqueadas em 2014. “Queremos atender aquela faixa da população que, apesar de aparecer nas estatísticas como emergente, está desbancarizada”, explica Ademir Cossiello, vice presidente do Banco Gerador, detentor da marca Banorte Matriz Multisserviços.

Divulgação
Rede oferece microcrédito para pagar contas e investimentosRede oferece microcrédito para pagar contas e investimentos

A rede Banorte já está instalada em Pernambuco e Paraíba, estados onde opera cerca de 100 lojas franqueadas, e para o próximo ano tem planos de abrir mais 50 lojas no RN e também em Alagoas. Com a atenção voltada para a faixa D e E de renda familiar, o Banorte Amigo oferece microcréditos para pagamentos de contas pessoas e investimentos em negócios, cartões (Visa), seguros, plano odontológico, empréstimos consignados, recarga de celular e pagamentos de boletos. “A marca Banorte é uma das mais fortes na região Nordeste, entre os serviços bancários e o mix de serviços é inovador”, avalia Ademir Cossiello, em visita à redação da TRIBUNA DO NORTE.

No setor de microcrédito, o Banorte Amigo atende micro empreendedores que residam próximo as lojas da rede com financiamento de até R$ 3 mil em seis parcelas e juros entre 5,99 e 6,99% ao ano para investimentos no próprio negócio. “Nosso interesse é naquele empreendedor, o artesão ou pequeno prestador de serviço e comerciante, instalado na mesma área das nossas lojas. A proximidade ajuda na avaliação e no acompanhamento do financiamento”, explica o vice presidente do Banco Gerador. Após a obtenção do crédito, segundo ele, o cliente recebe orientações para acertar no investimento. 

Crédito

Na linha de crédito pessoal, a rede oferece financiamento para saldar dívidas pessoais (celular, taxas de consumo etc) até o limite de R$ 500,00 em três parcelas.

“Em um segundo momento, após saldar o primeiro empréstimo e de acordo com uma avaliação do desempenho, o cliente poderá ter seu limite de crédito ampliado”, acrescenta Ademir Cossiello. O microcrédito para pequenos empreendedores tem sido o foco maior nas lojas de Pernambuco e Paraíba e, segundo ele, deverão ser também a principal área de operações no Rio Grande do Norte e Alagoas. De acordo com material de divulgação distribuído pela assessoria de imprensa da rede, são cerca de 800 mil clientes/mês, 1,8 milhão de operações/mês e uma movimentação anual superior a R$ 2 bilhões.

No sistema de franquias operado pela rede Banorte, o franqueado tem flexibilização de horários e expediente em relação a rede bancária convencional. O investimento inicial, calcula Ademir Cossiello, gira em torno de R$ 70 mil. “São R$ 35 mil pela franquia e outros R$ 35 mil para a instalação da loja”. A estimativa é que cada loja atenda um público mensal de R$ 10 mil pessoas e dê retorno entre R$ 4 e R$ 5 mil/mês ao franqueado.
SERVIÇO

Rede Banorte Matriz Multisserviços. Atendimento a parceiros. (81) 9974.0095/9974.0854. expansão@banortematriz.com.br

O peso do poder judiciário

Francisco de Sales Matos - Advogado, prof. da UFRN

Vivemos um dilema muito sério. Há muito os segmentos produtivos do País reclamam que vem carregando injustamente um fardo, que é o pesado Estado brasileiro. Esse ônus o exaure porque a retroalimentação que lhe recomporia as energias, ou seja, o desenvolvimento social e econômico, vem sendo vulnerado pelos gastos perdulários que lhe impõem o poder público. 

Como se não bastasse os serviços públicos essenciais estão a reclamar mais investimentos. A toda hora e a todo instante a mídia repercute que a saúde está na UTI, a segurança está cada vez mais insegura, a educação nunca formou tantos analfabetos e a Justiça a cada dia anda mais cara e mais lenta. Ultimamente, se assiste no estado do Rio Grande do Norte a uma luta fratricida entre os Poderes, que se agigantou e foi parar nas escâncaras dos jornais e daí na Suprema Corte do País. O Poder Judiciário, onde deveria residir o equilíbrio e estabilidade das relações institucionais, acompanhado pelo Ministério Público, que, pasmem, não age como custus legis, mas em causa própria, contendem com o Poder Executivo para arrancar-lhe mais recursos. Este (Executivo) mestre na arte de escalpelar vivo o contribuinte anuncia que quebrou, que não tem de onde tirar o quantum que lhe exigem. 

Mas, em meio a esse tiroteio pergunto: e nós, aonde vamos? Bom, sinceramente para enfrentar tão intrigante fenômeno que leva à hostilidade os Poderes do nosso Estado, sei que não reúno as condições filosóficas ou científicas para ministrar o remédio para tão grave mal. Mas, por outro lado não me rendo à humildade socrática do “só sei que nada sei” diante da questão suscitada. Ouso enunciar que sei sim pelo menos parafrasear um estimado colega Procurador do Estado que em meio a um debate áspero disse: “há algo estranho no reino da Babilônia”. 

Portanto, não sei especificamente o que há de estranho, mas sei sim que está errada a conduta dos nossos Poderes em se digladiarem publicamente indo às barras da Justiça para disputar recursos, quando deveriam fazer e ser a própria Justiça; sei que essa beligerância é antipedagógica e que incita a desarmonia das relações sociais repercutindo negativamente no desenvolvimento geral de nossa sociedade. De qualquer sorte, não custa refletirmos sobre o custo dos nossos Poderes. E aqui do Poder Judiciário estadual como parâmetro. Reclama a área econômica do governo estadual que o custo do Poder Judiciário potiguar cresceu assustadoramente. Para confirmar tal assertiva ilustra que no período de 2010 a 2012, o custo do Poder Judiciário cresceu 50,96%, ou seja, saiu de um patamar de R$ 397.409.000,00 (trezentos e noventa e sete milhões quatrocentos e nove mil reais) para 599.923.000,00 (quinhentos e noventa e nove milhões novecentos e vinte e três mil reais). Enquanto isto a receita do Estado cresceu apenas 26,2%. 

Feitas essas observações não é despiciendo lembrar que ecoam críticas do nosso Executivo ao comparar os custos do nosso Tribunal de Justiça, com o do vizinho Estado da Paraíba. E, alfinetam: Por que o TJ potiguar custa ao Rio Grande do Norte, atualmente, por volta de R$ 640.000.000,00, por ano, enquanto o Tribunal do vizinho Estado, maior e com mais juízes, custa apenas R$ 400.000.000,00, aproximadamente, por ano? Em que pese tal constatação ouço vozes ecoarem em favor do nosso TJ/RN, asseverando que sua receita está aquém de suas necessidades. 

Para que a prestação jurisdicional se efetive a contento, e na velocidade satisfatória, dizem, sua receita teria que ser incrementada em pelo menos R$200.000.000,00 (duzentos milhões de reais), uma vez que seus quadros reclamam suprimento de aproximadamente 100 magistrados. Enfim, não nos compete avaliar se o custo de nosso TJ está verdadeiramente exorbitante ou aquém de suas necessidades. O que posso concluir é que além do nada, sei que vivemos no Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil, com carências sociais gravíssimas, nossa produção taxada impiedosamente e, por fim, nós contribuintes acumulando uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo não podemos suportar mais esse custo. Quem sabe não precisamos repensar o nosso Judiciário?

Limite de peso carregado em mochilas escolares será analisado pela CAS

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar, em caráter terminativo, na quarta-feira (30), projeto de lei da Câmara (PLC 66/2012) que estabelece limite de peso a ser carregado nas mochilas dos estudantes. A proposta determina que o volume de material escolar transportado corresponda a 15% do peso corporal do aluno.
A senadora Ângela Portela (PT-RR) relatou o projeto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e é também a relatora na CAS. Ela apresentou substitutivo acrescentando a obrigatoriedade de as escolas fornecerem armários para os estudantes guardarem parte de seu material escolar. Segundo observou, essa necessidade é ainda maior nas escolas que recebem alunos em tempo integral. O substitutivo foi aprovado pela CE e a parlamentar recomenda a sua aprovação também pela CAS.
Ao justificar seu projeto, o deputado federal Sandes Júnior (PP-GO) alertou para os problemas de saúde dos estudantes gerados pelo excesso de peso carregado diariamente nas mochilas escolares. Segundo o parlamentar, a Sociedade Brasileira de Ortopedia estima que cerca de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados por sobrecarga de peso e esforços repetitivos na adolescência.
Se aprovada pela CAS com as modificações do substitutivo, a matéria deverá retornar à Câmara dos Deputados.

Enem: 21 candidatos são eliminados por postar fotos nas redes sociais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, até as 15h (horário de Brasília), 21 candidatos foram eliminados por postar imagem do cartão resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em redes sociais. Algumas fotos foram postadas minutos antes do início da prova.
Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar à sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve estar desligado.
Em uma busca rápida pela palavra Enem nas redes sociais, é possível ver uma série de publicações de fotos e diálogos entre pessoas que supostamente estão fazendo prova. O Inep diz que cada caso será analisado. Um usuário aproveita o celular para tirar uma dúvida: “Gente, rapidinho aqui, alguém lembra a fórmula pra calcular a força de polias duplas? #ENEM”. Outra usuária fez a postagem com o objetivo de ser eliminada: “Gente, tô aqui no Enem e não sei nada me elimina alguém por favor #meelimina #enem #naoseinada”
Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.
(Agência Brasil)

Flica cancela debate após protesto contra o sociólogo Demétrio Magnoli, chamado de ‘racista’

Flica cancela debate após protesto contra o sociólogo Demétrio Magnoli, chamado de ‘racista’
Foto: Divulgação / Flica
A organização da Festa Literária Internacional de Cachoreira (Flica) decidiu cancelar o debate que aconteceria na noite deste sábado (21), intitulado “As Imposições do Amor ao Indivíduo”, por temer novos protestos no evento, ao informar que não conseguiria garantir a integridade física dos convidados. A mesa teria presença do filósofo Luis Felipe Pondé e do sociólogo Jean-Claude Kaufmann, sendo que o primeiro poderia ser alvo de manifestações por ser considerado de direita. O clima na Flica ficou tenso na manhã deste sábado, após um grupo de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) protestarem durante um debate com o geógrafo e sociólogo Demétrio Magnoli, conhecido por ser contra as cotas raciais. Chamado de “racista”, o pesquisador não conseguiu continuar a falar na mesa chamada “Donos da Terra? - Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens“ e o evento acabou suspenso. Dois estudante chegaram a ficar seminus. “Estamos aqui fazendo este ato por contra esse cara que é racista, é contra as cotas. E Cachoeira é terra de preto, remanescente de quilombo”, afirmou uma estudante de jornalismo da UFRB. Magnoli apenas declarou que os alunos poderiam ser comparados aos fascistas do ditador italiano Mussolini. "No poder, esse grupo fuzilaria os seus opositores", disse.

Recursos do Bolsa Família superam valores do FPM em mais de 400 cidades

Recursos do Bolsa Família superam valores do FPM em mais de 400 cidades
O valor dos benefícios para o Bolsa Família supera a receita obtida com o Fundo de Participação dos Municípios em 457 cidades brasileiras. A maioria dos casos está nas regiões Norte e Nordeste. O dinheiro do programa cai diretamente na conta das famílias contempladas, enquanto os recursos do FPM, composto pela receita de tributos como o IPI e o Imposto de Renda, entra no caixa da prefeitura e é usado basicamente para o custeio da máquina pública e pagamento de funcionários. Pequenas cidades ainda têm no FPM a sua principal fonte de financiamento mensal, em geral com características comuns de elevado número de famílias do Bolsa Família e barreiras para encontrar outras formas de arrecadação. Na cidade cearense de Tianguá, o repasse a aos beneficiados, que representam mais da metade de seus 72 mil habitantes, somou em três meses R$ 1,1 milhão a mais do que a verba obtida pelo FPM. No ano passado, o volume do benefício pago na localidade foi equivalente a 20% da receita total da prefeitura. O programa federal, que completa dez anos, pagou no ano passado R$ 21,1 bilhões a 14 milhões de famílias. No mesmo ano, o fundo somou R$ 67,7 bilhões. O volume de recursos do Bolsa cresce em ritmo superior ao da verba do FPM. Com a iniciativa do governo de desonerar produtos como automóveis e eletrodomésticos, menos recursos têm sido destinados ao fundo. Informações da Folha

domingo, 20 de outubro de 2013

AÇAÍ - Saudável ou bomba calórica?




Já faz um certo tempo que açaí se tornou sinônimo de lanche saudável e descolado, principalmente para a turma desportista, galera de academia e afins. Mas só que boa parte do açaí vendido por aí não é puro, e sim misturado a xarope de guaraná, para que renda mais. Sem contar os famigerados acompanhamentos: leite condensado, confete, granola, granulado de brigadeiro, creme de cupuaçu, ovomaltine, banana. Tudo isso transforma a pequena refeição numa verdadeira bomba calórica.

O açaí foi tema do 9º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, realizado no último mês de setembro, em São Paulo. A nutricionista norte-americana Deanna Minich apresentou dados sobre o índice fitoquímico dos alimentos de origem vegetal, e outros benefícios gerados por substâncias bioativas, ressaltando o fruto amazônico como um dos mais importantes do mundo, nesse contexto.   

magnus nascimentoAcompanhamentos retiram propriedades saudáveis do alimentoAcompanhamentos retiram propriedades saudáveis do alimento

Entenda como substâncias bioativas aquelas que provocam impacto positivo na nossa saúde, evitando doenças cardíacas, câncer, dislipidemias, como esclarece a nutricionista Fátima Nunes, que esteve no 9º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional.

Fátima comenta ainda que a nutricionista americana destacou o açaí, porém alertou para não consumí-lo com a mistura de xarope de guaraná, pois, em vez de fazer bem, provoca impacto na glicemia, aumenta as taxas de colesterol, triglicérides e leva à obesidade. Imagine então acrescentando os tais “complementos” citados no início da matéria.

“Açaí deve ser consumido o mais natural possível; ou não, se você puder associar com um carboidrato que tenha uma carga glicêmica moderada, como as farinhas, como o próprio coco, que tem um tipo de gordura, a TCM, que também favorece a absorção. Agora, na hora em que você bota o xarope, ele fica totalmente sem poder de índice fitoquímico”, explica Fátima Nunes.

Na sua forma mais natural, sem acréscimos suspeitos, o açaí tem um sabor menos adocicado, sutil e igualmente saboroso. Assim, ele é bastante recomendado tanto para diabéticos ou cardíacos. “Para um atleta, para uma criança a partir de um ano, para todas as pessoas. Ele dá energia, dá vida!”, diz a nutricionista. 


Isaac Ribeiro

Bolsa Família completa dez anos beneficiando 50 milhões de pessoas

Lançado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de outubro de 2003, o Bolsa Família – que beneficia famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa – completa dez anos como o principal programa de seguridade social do país. De acordo com os dados do governo federal, o Bolsa Família contempla 13,8 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas, e já tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema.
No dia 15 de outubro, o governo brasileiro recebeu o Award for Outstanding Achievement in Social Security, prêmio da Associação Internacional de Seguridade Social (Issa, na sigla internacional em inglês), em reconhecimento ao sucesso do Bolsa Família no combate à pobreza e na promoção dos direitos sociais da população mais vulnerável do país.
Segundo a ISSA, o programa é o maior do mundo em transferência de renda, com um custo relativo baixo, equivalente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O orçamento do Bolsa Família em 2013 é aproximadamente R$ 24 bilhões. A organização, fundada em 1927 na Suíça e que tem 330 entidades filiadas em 157 países, anunciou que a cerimônia oficial de premiação será em novembro, no Catar.
De acordo com o governo, a frequência escolar de mais de 16 milhões de alunos é acompanhada a cada dois meses. O presidente da associação, Errol Frank Stoove, disse na ocasião do anúncio do prêmio que espera que o prêmio incentive outros governos a tomar nota da experiência brasileira e considerar a adoção de programas semelhantes.
Com seu porte, no entanto, o Bolsa Família se torna mais difícil de ser fiscalizado e recebe denúncias frequentes. Muitas pessoas já foram descredenciadas do cadastro de beneficiários por simular condições para ter direito ao benefício.
Outros problemas também aumentam a necessidade de atenção. Em maio deste ano, um boato de que os benefícios do Bolsa Família seriam suspensos levou milhares de pessoas às agências bancárias de vários estados, para sacar o que tinham direito. A Polícia Federal chegou a investigar o episódio, mas não chegou a culpado. Nos casos de fraude, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome pede que a população denuncie à sua ouvidoria, pelo telefone 0800-707-2003.
(Agência Brasil)

Portal disponibiliza obra de Vinícius de Moraes na internet

Portal disponibiliza obra de Vinícius de Moraes na internet
O site oficial do escritor Vinícius de Moraes disponibilizou obras gratuitas na internet neste sábado (19), em comemoração ao centenário do poeta. O site dá acesso às letras de todas suas canções e a vídeos de interpretações de obras que criou junto com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e João Gilberto. “Este é o presente da família para o aniversário de Vinicius. Modernizar e enriquecer um portal lançado há 11 anos e que já tinha ficado lento, pequeno e obsoleto. Agora cumprimos seu desejo de publicar toda a obra revisada e não com os erros que eram comuns em muitas páginas que existiam na internet na época”, afirmou a filha caçula de Vinícius, Maria de Moraes. O acesso é gratuito e ilimitado. 

Crescimento das classes C e D motiva empresas a aumentar investimentos no nordeste

Crescimento das classes C e D motiva empresas a aumentar investimentos no nordeste
Foto: Reprodução
O Nordeste, com mais de 50 milhões de habitantes, tem se tornado pólo de atração de investimentos de empresas nacionais e internacionais. Potencial econômico em crescimento da população e incentivos fiscais oferecidos pelos estados para instalação de fábricas e lojas tem sido relevantes para a vinda de empresas para a região.  Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de exportações da região cresceu 400% entre 2000 e 2012. De acordo com matéria do Correio deste domingo (20), o crescimento das classes C e D no nordeste tem feito marcas, que no passado não faziam parte do mercado regional, procuram expandir negócios. “Na última década, houve um aumento considerável do potencial de compra da população nordestina, motivado pelo aumento da quantidade de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho com carteira assinada e também que passaram a ter renda em função de programas de transferência de renda do governo federal. Isso chamou atenção das empresas”, explica o professor da Faculdade de Economia da UFBA, Oswaldo Guerra. 

Executivo da Sony diz estar 'frustrado' com preço do PlayStation 4 no Brasil

Executivo da Sony diz estar 'frustrado' com preço do PlayStation 4 no Brasil
Console custará R$ 4 mil no Brasil; Nos EUA, apenas US$ 399
O vice-presidente e gerente-geral para a América Latina da Sony, Mark Stanley, afirmou neste domingo (20) estar “frustrado” com o preço do PlayStation 4 no Brasil. Com lançamento marcado para o próximo dia 29 de novembro, a quarta geração do console custará, para quem tiver dinheiro sobrando, R$ 4 mil. A mensagem do executivo foi postado no blog oficial do PlayStation.  “Obrigado a todos vocês que compartilharam seus comentários sobre o alto preço do PS4 no Brasil. Nós também estamos frustrados com o preço de R$ 4.000, e em breve vamos poder mostrar as razões. Obrigado pela sua paixão e fiquem ligados para mais informações”, escreveu Stanley. A Sony justifica o alto preço alegando que "de 60 a 70% do preço final do PS4 no país corresponde a impostos de importação". Nos EUA, o novo console custa US$ 400. O valor elevado tem motivado inúmeras reclamações de potenciais clientes e até campanhas de marketing de outras empresas, como o Banco do Brasil.

Se fosse por produção, deputados só ganhariam metade dos salários

Se fosse por produção, deputados só ganhariam metade dos salários
Foto: Divulgação
Se os deputados federais recebessem o salário de acordo com a produção e os dias trabalhados efetivamente – como acontece em muitas profissões –, eles só ganhariam a metade dos R$ 364,7 mil anuais a que cada um têm direito – sem incluir na conta os inúmeros benefícios. Levantamento feito pelo jornal o Estado de Minas aponta que o plenário da Câmara ficou vazio durante seis meses entre 18 de outubro de 2012 e a sexta-feira passada, considerando o recesso de dois meses e os dias em que deveriam haver sessões que não ocorreram.  Nos últimos 12 meses, dos 129 dias destinados a votações, foram apreciadas matérias em apenas 83, considerando as datas nas quais, ao menos na teoria, seriam realizadas sessões deliberativas, ordinárias ou extraordinárias, para a apreciação de projetos. Dessa maneira, 972 propostas continuam emperradas e aguardam para entrar em pauta.  Por mês, os deputados deveriam participar, em média, de 12 sessões deliberativas. No entanto, nos últimos 12 meses, 46 dias de votação não foram aproveitados. Isso corresponde a quase quatro meses em que os parlamentares deixaram de apreciar proposições no plenário (somados aos dois recessos, chega-se a um semestre de inatividade). O problema é agravado pela curta semana dos deputados – oficialmente, as votações ocorrem apenas entre as terças e as quintas-feiras. Para o diretor da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo, o argumento de que no restante do tempo os deputados trabalham nas bases não se sustenta. "Eles voltam para casa é para fazer campanha, vivem por conta de se reelegerem", criticou, acrescentando que a tendência de baixa produtividade deve aumentar em 2014.

Maconha no Uruguai custará R$ 2 o grama, diz governo

Maconha no Uruguai custará R$ 2 a grama, diz governo
Foto: Divulgação
O governo do Uruguai pretende iniciar a venda de maconha, em lojas controladas pelo Estado, a partir do segundo semestre de 2014. Segundo o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, o preço será fixado em torno de um dólar por grama (R$ 2,17, na cotação da última sexta). O chefe da pasta disse, em entrevista ao jornal uruguaio "El País",  que a quantidade é suficiente para elaborar "um cigarro grosso ou dois ou três mais finos". Calzada afirmou ainda que a erva a ser vendida terá entre 5% e 12% de tetrahidrocanabinol  (THC) – principal constituinte psicoativo da planta. Cada usuário que se cadastrar poderá comprar até 40 gramas por mês. O projeto do governo uruguaio que pretende legalizar a venda da droga foi aprovado na Câmara dos Deputados em julho último e aguarda votação no Senado. Como a presidência do país acredita em uma nova vitória, já trabalha para colocar o sistema em funcionamento. Segundo Calzada, o Estado irá "oferecer um lugar seguro para comprar e um produto bom pelo mesmo preço. O mercado ilegal tem muito risco e má qualidade".

Filme: Dilma surpresa com influência dos EUA no golpe de 64

 A presidente Dilma Rousseff revelou neste sábado que, após assistir na noite de sexta-feira a um documentário sobre o golpe militar de 1964 no País, ficou surpresa pela "interferência americana" nesse momento do Brasil. "Mesmo quem viveu os anos 60 fica surpreso com a extensão da interferência americana no Brasil naquele momento", escreveu a governante em sua conta do Twitter, se referindo à sessão de O Dia que Durou 21 anos, de Camilo Tavares, filme que recomendou a todos os seus seguidores na rede social.
O documentário, ao qual a presidente assistiu na pequena sala de cinema no Palácio da Alvorada, enfoca a situação política anterior ao golpe de 1º de abril de 1964. Segundo Dilma, "o filme exibe um precioso acervo de gravações e documentos oficiais dos EUA".
A mandatária acrescentou que o longa "mostra gravações dos presidentes americanos, à época, endossando articulações do embaixador Lincoln Gordon a favor do golpe no Brasil".
Apesar de sua história pessoal de militância e da recente revelação do esquema de espionagem americano do Brasil, entre outros países, Dilma afirmou que "hoje, na política, não existem inimigos, adversários, apenas visões diferentes, divergências que podem se expressar em uma democracia". (Portal Terra)

sábado, 12 de outubro de 2013

Hoje é o Dia da Criança

frases dia das crianças

Dilma venceria até Lula se eleição fosse hoje, segundo Datafolha

Se as eleições à Presidência da República fossem hoje, a pré-candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) venceria a disputa no primeiro turno, com 42% das intenções de votos, contra 21% do pré-candidato Aécio Neves (PSDB) e 15% do pré-candidato Eduardo Campos (PSB). Os números são da pesquisa Datafolha, divulgada nessa sexta-feira (11). Na pesquisa espontânea, Dilma superou até o ex-presidente Lula, com 17% de citações dos entrevistados contra 6% de Lula.
Quando a pesquisa trocou Eduardo Campos por Marina Silva e Aécio Neves por José Serra, Dilma continuou em primeiro, com 37% das intenções de voto, mas a eleição se arrastaria para o segundo turno, diante dos 28% de Marina Silva e dos 20% de José Serra.
A pesquisa revela algumas curiosidades, como o fato de apenas 1% dos entrevistados não conhecer Dilma Rousseff, contra 43% de Eduardo Campos e 22% de Aécio Neves, o que aponta para um crescimento das duas prováveis candidaturas durante a campanha eleitoral.
Em uma simulação de segundo turno, Dilma venceria Marina Silva, por 47% a 41% das intenções de voto, mas 12% dos entrevistados não conhecem Marina. A pesquisa não teve como sugerir Marina Silva como vice de Eduardo Campos, pois não fazia parte da metodologia a inclusão dos vices.
O Datafolha ouviu 2.517 entrevistas em 154 municípios, com uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.
(com agências)

Pela universalização do bem-estar de todas as crianças

Hoje é o Dia das Crianças, e todas as atenções das famílias, nesta data, estão voltadas para lhes dar alegria. Não poderia ser diferente, pois elas constituem o bem maior de uma sociedade. Infelizmente, muitas delas não podem desfrutar desse privilégio, pois – vítimas da desigualdade e violência – são privadas até dessa alegria.
Costuma-se, nesta data, presenteá-las com brinquedos, guloseimas ou com programações recreativas. Mas, sobretudo, de lhes regalar momentos de maior atenção e amor para que se sintam acolhidas e amadas. Às vezes, mesmo em famílias dotadas de alto status financeiro e social, este é um dos raros dias em que filhos têm a oportunidade de gozar maior atenção dos pais.
A própria escolha dos brinquedos deve ser cuidadosa, os pais e responsáveis não devem levar em conta só o interesse do filho, mas se os brinquedos estão adequados ao estágio do desenvolvimento infantil, bem como se atendem aos requisitos de segurança.
A verdade é que apenas uma faixa privilegiada de crianças experimenta esse dia como diferente dos demais. Dados do Unicef informam que 45,6% das crianças brasileiras vivem em famílias de baixa renda. Na região do semiárido, por exemplo, vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% delas e dos adolescentes são classificados como pobres. No entanto, todas deveriam estar sendo beneficiadas pelos direitos constituídos em lei, tendo pleno acesso à saúde, educação, alimentação, lazer, liberdade, habitação e um bom ambiente familiar, tal como é assegurado pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças, pela Constituição Federal e pelo próprio. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Há um grande número de crianças ainda exploradas pelo trabalho infantil, de forma ilegal. No entanto, há de se reconhecer os avanços registrados a partir de programas sociais, como o Bolsa Família e outros de teor semelhante. A queda fantástica (77%) da mortalidade infantil, nas últimas duas décadas, é uma sinalização inequívoca dos avanços conseguidos. Muito, no entanto, há por fazer ainda nessa área, e isso dependerá da disposição dos governos em manter o compromisso social com as crianças e adolescentes.
(O POVO / Editorial)

Fernando Sabino, que neste sábado faria 90 anos

frases fernando sabino

Saiu o Nobel de Medicina

nobel

Dois cientistas americanos e um alemão são os ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina (ou Fisiologia) 2013, por descobrirem o mecanismo de transporte de material pelas células.

Segundo o trio, no caso das vesículas,  que são pequenas bolhas de gordura, o transporte funciona como uma frota de navios que levam mercadorias para um destino exato.

James Rothman e Randy Schekman são dos EUA, e Thomas Sudhof, da Alemanha.

Substituição de cajueiros é alternativa para aumento da produtividade‏


São as conclusões apresentadas durante o Seminário da Cajucultura Potiguar – Oportunidades e desafios, promovido pelo Sebrae
Por Moisés de Lima
A estiagem que perdura no Rio Grande do Norte desde meados do ano passado ainda castiga e compromete culturais tradicionais. Mas no caso da cajucultura, uma das atividades mais e representativas do Território da Cidadania Açu-Mossoró, os problemas e desafios vão mais além. A predominância de pomares formados por árvores ‘caducas’ aparece como um dos principais deles, e afeta diretamente a produtividade das amêndoas, segundo produto na pauta de exportação do estado. Para especialistas e produtores, a solução para elevar a produção potiguar está na substituição dos cajueiros gigantes pela espécie anão-precoce.

As conclusões, apresentadas durante o Seminário da Cajucultura Potiguar – Oportunidades e desafios, promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (10), no Escritório Regional do Oeste, em Mossoró. O evento faz parte das ações previstas no projeto de Cajucultura, desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que beneficia mais de 2 mil produtores de castanha do Estado. “Precisávamos desta oportunidade para reunir representantes dos principais setores da cadeia produtiva da cajucultura e discutir melhorias para o segmento. São nos momentos difíceis que precisamos nos unir e buscar soluções para problemas e desafios”, frisa João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae-RN.

De acordo com a os especialistas presentes no evento, além de possuir produtividade 50% maior se comparado ao cajueiro tradicional, outro fator presente no anão-precoce chama a atenção e desperta o interesse de produtores. Ao optar pela variedade, o produtor tem a certeza de uma colheita com amêndoas de tamanho e formato padronizados. “Os produtores já estão mais do que convictos de que o anão-precoce é a solução para aumentar a produtividade, e a tendência é que os pomares atuais sejam gradativamente substituídos por esta variedade”, prevê Antônio Calixto,pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (CE).

No Assentamento Novo Pingos, localizado na zona rural de Assú e referência na produção de castanha no âmbito da agricultura familiar, a substituição dos cajueiros gigantes pelo anão-precoce já atinge 200 dos 450 hectares destinados ao cultivo de castanha. A mudança é recente. Há apenas três anos, a variedade não existia no local, mas para o presidente da Cooperativa de Produtores de Novo Pingos (Coopingos), Manoel Cristiano, a ideia é, nas próximas safras, aumentar a área plantada com cajueiros anão-precoce.

“Vimos que a produtividade do anão-precoce é muito maior e precisamos recuperar os prejuízos das últimas safras. A nossa aposta está sendo na plantação, cada vez maior de cajueiros anão-precoce”, detalha. A maioria dos pomares de cajueiros existentes atualmente nas regiões produtoras do Rio Grande do Norte já possui mais de 30 anos, e, combinado a fatores como falta de nutrientes no solo, convergem para estagnação da planta.

Safra

Com a produção concentrada em municípios que integram o Território da Cidadania Açu-Mossoró, principalmente na Serra do Mel, Severiano Melo, Caraúbas, Apodi e Mossoró, os números estimados para a safra 2013/2014 ainda não são os melhores. Mesmo com as chuvas registradas em meados deste ano, os índices pluviométricos não foram suficientes para garantir uma safra regular. Estimativas apontam para uma colheita de cerca de 30 mil toneladas de amêndoas.

“Na safra passada amargamos números muito negativos, devido aos períodos de estiagem que enfrentamos. A produção foi em torno de 18 mil toneladas. Mas para este ano, mesmo sendo poucas as chuvas que caíram, teremos algo mais positivo, perto de 30 mil toneladas de amêndoas”, estima Simplício Holanda, integrante da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado.

Em anos de safras normais, com chuvas regulares, a produção do Estado, terceiro no Brasil em produtividade – perde apenas para o Piauí e o Ceará – chega a 50 mil toneladas de amêndoas. Para este ano, a safra poderia apresentar números mais expressivos, não fosse a presença de pragas comuns aos pomares de cajueiros, como a mosca branca, por exemplo.


No município da Serra do Mel, um dos maiores produtores de castanha do Estado, a maior parte dos pomares foi afetada pela praga, e, em algumas comunidades, as árvores ainda não se recuperaram. “Nossos pomares foram tomados pela mosca branca, e, infelizmente as chuvas não foram suficientes para dizimá-las. Muitos ainda enfrentam o problema, e isso fará com que nossa produção seja prejudicada”, detalha Terezinha Oliveira, presidente da Coopercaju, de Serra do Mel.

Diretório do PT em Mossoró nega ter feito faixa contra Campos

No momento da chegada de Campos à Câmara, foi erguida uma faixa escrita "Eduardo Campos, traidor do PT, traidor do Brasil"
O diretório do PT de Mossoró (RN) manifestou, por meio de nota, “surpresa” com o episódio que tomou lugar na Câmara Municipal da cidade na manhã de ontem, quando o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), participava de um evento partidário no local.

No momento da chegada de Campos à Câmara, duas pessoas ergueram uma faixa com os dizeres “Eduardo Campos, traidor do PT, traidor do Brasil”.
O PT de Mossoró afirmou que “nenhum dos manifestantes pertence ao quadro de filiação do diretório”. Destacou, também, que tal manifestação não faria sentido vinda do PT, dada a “longa parceria e o estreito e saudável relacionamento com o PSB ao longo de uma década”.


 Por Folhapress

Trabalho infantil: Governo investe apenas 37% do previsto em ações de combate

Trabalho infantil: Governo investe apenas 37% do previsto em ações de combate
O Orçamento de 2013 previu o gasto de R$ 412 milhões para realizar a fiscalização e proteção social, e conceder bolsas para famílias atingidas, mas apenas 155 milhões foram investidos em nove meses. O valor inclui os restos a pagar, de acordo com levantamento realizado pela ONG Contas Abertas. Assim, 37% da previsão inicial foram liberados para investimento. Se o ritmo de investimentos se mantiver neste ritmo, o país Brasil terminará o ano com menos da metade do orçamento previsto para o apoio de políticas públicas contra a exploração infantil. De acordo com pesquisa divulgada em setembro, o Brasil reduziu, de 2000 a 2012, em 67% o índice de crianças em ambiente de trabalho. No cenário mundial, neste mesmo período, a queda foi de 37%. Dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), porém, mostram que o fim do problema está longe de ser conquistado no Brasil. Em 2012, o número de crianças e adolescentes envolvidos com trabalho infantil chegou a 3,7 milhões. O escasso investimento no combate ao trabalho infantil, no próximo ano, pode ser ainda maior. Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2014, apenas uma ação com referência ao setor está prevista: a concessão de bolsas para famílias com crianças e adolescentes identificadas em situação de trabalho. Os recursos para fiscalização e proteção social, de acordo com o projeto, estão zerados. O orçamento programado para o pagamento de bolsas é de R$ 30 milhões, o que corresponde a 7% do gasto neste ano. O PLOA ainda não foi votado pelo Congresso Nacional e pode sofrer mudanças. Informações da Veja.

Conselheiro do CNJ teve assinatura fraudada para criação do Sustentabilidade

Conselheiro do CNJ teve assinatura fraudada para criação do Sustentabilidade
Foto: Reprodução
As fraudes nas assinaturas de apoio à criação do partido Solidariedade, liderado pelo deputado Paulinho da Força (PDT-SP), atingiram uma autoridade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A vítima foi Bruno Dantas, conselheiro até agosto deste ano. Como a ficha foi apresentada ao cartório em julho, Bruno ainda exercia a função no CNJ. Bruno é servidor do Senado e acabou com a sua assinatura falsificada pela equipe recrutada pelo Solidariedade para alcançar as 492 mil rubricas de apoio necessárias à criação da legenda. A falsificação tenta se aproximar à assinatura original. Ao averiguar a ficha de apoio à criação do partido Solidariedade, o conselheiro confirmou ser vítima da fraude. O promotor Mauro Faria pediu à Polícia Federal, em setembro, abertura de inquérito para apuração das fraudes na formação do projeto de partido. Uma denúncia apontou o uso de assinaturas falsas, já certificadas, nas fichas de adesão. A suspeita da PF é de que cerca de dois mil cidadãos, do cadastro de sócios do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), foram parar na lista de “fundadores” do partido. Informações de O Globo.

Pegou 115 anos e saiu livre: ‘Isso aqui é Brasil’

Adriano Chafik e o capataz Washington Silva ouvem a sentença  
O fazendeiro Adriano Chafik e o capataz Washington Silva ouvem a sentença. Depois vão para suas casas
Josias de Souza 
O fazendeiro Adriano Chafik e o capataz Washington Silva ouvem a sentença. Depois vão para suas casasTerminou na madrugada desta sexta (11) o julgamento do fazendeiro Adriano Chafik Luedy. Responsabilizado por encomendar e participar da chacina que passou cinco sem-terra nas armas e deixou outros 12 feridos, Chafik foi condenado a 115 anos de cadeia. A despeito disso, conta o repórter Paulo Peixoto, ele deixou o Tribunal de Júri de Belo Horizonte em liberdade.

O crime é de 2004. No ano seguinte, o fazendeiro chegou a ser preso. Mas não esquentou lugar. O STJ mandou soltar. Como seus advogados manobrassem para enviar o processo às calendas, Chafik voltou para o cárcere no último mês de agosto. Novamente, o STJ restituiu-lhe o meio-fio.
Alega-se que o sujeito não vai em cana agora porque o STJ ainda não apreciou o mérito do seu penúltimo habeas corpus. Durante o julgamento da noite passada, o juiz quis saber de Chafik por que ele invadira terras públicas. A resposta veio em duas partes.
Numa, Chafik disse ao juiz que as terras haviam sido registradas em cartário “com o aval do Estado”. Noutra, ele arrematou: “Isso aqui é Brasil”.

O condenado tem razão. Estamos no Brasil. Um país onde há a mais nítida possibilidade de criação de um muito inteiramente novo. Caos não falta.

Dois mil políticos receberam Bolsa Família ilegalmente


 Mais de 2.000 prefeitos e vereadores eleitos no ano passado receberam, até o início deste ano, recursos do programa Bolsa Família do governo federal. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome identificou 2.168 beneficiários que continuaram recebendo o dinheiro do programa apesar de terem sido eleitos para prefeituras e Câmaras Municipais.

A legislação brasileira veda políticos eleitos de receberem o benefício, mas determina que os próprios políticos acusem o fato de serem beneficiários do programa -- o que na prática permite que muitos continuem a receber o dinheiro.
O governo encontrou as ilegalidades ao cruzar dados do ministério com do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A operação, realizada em fevereiro deste ano, encontrou inicialmente 2.272 eleitos que poderiam se enquadrar na situação ilegal. Após um pente-fino, com o envio de questionários às prefeituras, o ministério chegou ao número de 2.168 confirmados como políticos eleitos que são beneficiários do principal programa de transferência de renda do governo federal. (Folha de S.Paulo - Gabriela Guerreiro)

Datafolha: Dilma ganha em todas as simulações de 2º turno


A vitória mais apertada seria numa eventual disputa final contra Marina
Pesquisa Datafolha de ontem mostra ainda que o tucano José Serra, ex-governador de São Paulo, é o mais rejeitado
Conforme as simulações feitas ontem pelo Datafolha, a petista Dilma Rousseff venceria qualquer adversário num eventual segundo turno da eleição presidencial
A vitória mais apertada seria contra Marina Silva, recém-filiada ao PSB. Dilma teria 47% dos votos, a neossocialista ficaria com 41%.
Em relação à pesquisa anterior, de 7 a 9 de agosto, a diferença é mínima. Naquela ocasião, Dilma somava 46%, Marina tinha os mesmos 41%.
A margem de erro dos dois levantamentos é de pontos para mais ou para menos.
Na pesquisa de ontem, a vitória mais folgada de Dilma em hipóteses de segundo turno seria contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o outro possível candidato do PSB na disputa. O resultado seria 54% a 28%.
Contra o senador Aécio Neves (MG), o nome mais provável do PSDB na disputa de 2014, a petista ganharia por 54% a 31%. No enfrentamento ao tucano José Serra, ela seria reeleita por 51% a 33%.
Apesar de possuir mais intenções de voto que Aécio tanto no primeiro quanto no segundo turno, Serra tem algumas desvantagens em relação ao seu rival interno no PSDB.
A principal delas é a rejeição ao seu nome. O Datafolha de ontem mostra que 36% dos eleitores brasileiros não votariam no ex-governador de São Paulo de jeito nenhum.
Dilma, Campos e Aécio ostentam patamares parecidos de rejeição. Entre os nomes testados, Marina é a menos rejeitada, 17%.
Outra vantagem de Aécio está na taxa de conhecimento aos nomes dos candidatos.
Serra é conhecido por quase 100% do eleitorado. Assim, tem tem menor potencial de crescimento. Já o mineiro não é conhecido por 22%.

Por este critério, o maior potencial é o de Campos, um desconhecido de 43%. (Da Folha de S.Paulo - Ricardo Mendonça)

Petistas chamam Eduardo de traidor no RN

Sandra Rosado e Wilma de Faria acompanham Eduardo Campos em encontro do PSB
Petistas protestaram contra Eduardo no RN
Chamado de 'traidor do PT e do Brasil' em faixa estendida perto da Câmara Municipal de Mossoró (RN), onde participou ontem de evento partidário, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que o PSB abdicou de candidatura à Presidência em 2010 por um pedido do ex-presidente Lula.  'O partido atendeu a apelo do presidente', afirmou.
Quando o governador chegou ao local do evento, duas pessoas seguravam uma faixa com os dizeres 'Eduardo Campos, traidor do PT, traidor do Brasil'.
'O presidente Lula disse que precisava vencer as eleições logo no primeiro turno, mas a campanha foi para o segundo turno diante da força política de Marina', disse.
Campos defendeu sua gestão em Pernambuco e afirmou que a população 'quer um Brasil diferente'. Ele minimizou a orientação de Lula ao PT no sentido de isolar o PSB para alianças estaduais para 2014. 'A nossa rede será de alianças para o bem do Brasil.'
Após criticar o fatiamento de cargos no governo federal, Campos enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco projeto de lei que obriga que 969 dos 3.536 cargos do Executivo sejam exercidos exclusivamente por servidores aprovados em concurso.

A lei trará, segundo o governo, uma economia de R$ 25 milhões por ano pois o Estado pagará uma única gratificação. (Informações da Folha de S.Paulo - Aclecivan Soares)

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas